Igreja no Brasil

Capital de Minas na era do ouro

 

Na antiga área geográfica do município de São João Del Rei fica a fazenda do Pombal, onde nasceu o alferes Joaquim José da Silva Xavier (1746 - 1792), o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, o movimento rebelde contra a dominação da Coroa portuguesa. Com o desmembramento em 1962, a fazenda passou à jurisdição do município de Ritápolis. Em 1789, São João del Rei foi cogitada para ser capital de Minas pelos inconfidentes.

O tombamento do acervo arquitetônico e paisagístico da cidade se deu em 1938 e 1947. O núcleo histórico preservado constituía, na época, a área mais íntegra. O conjunto de bens imóveis tombados totalizava mais de 700, com prédios, igrejas capelas, pontes, chafariz e o Complexo Ferroviário.

Brasil na Segunda Guerra 

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas.

Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, condição que foi rompida no ano seguinte.

Ainda assim, o país manteve a neutralidade. A situação mudaria em 1942, quando o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Eixo.

Assim, 19 navios brasileiros foram atacados na costa brasileira pelas forças alemãs causando a morte de 500 pessoas.

Houve intensa pressão popular para a entrada do Brasil na guerra e o governo de Getúlio Vargas passou a apoiar os Aliados.

Apesar dos americanos se oporem, o governo brasileiro queria enviar soldados para o conflito.

Getúlio Vargas conseguiu que o presidente norte-americano, Franklin Roosevelt, modernizasse as Forças Armadas e concedesse empréstimos para construir uma usina siderúrgica no país.

Esta seria a CSN - Companhia Siderúrgica Nacional - localizada em Volta Redonda/RJ.

Em troca, o Brasil cedia um terreno no Rio Grande do Norte para os americanos instalarem uma base militar. Esta tinha o objetivo de ser o local de decolagem dos aviões que rumavam à Europa e ficou conhecida como o "Trampolim da Vitória".

Até então, críticos duvidavam da capacidade da participação brasileira no conflito. Diziam que “seria mais fácil uma cobra fumar do que a FEB embarcar”. 

Semana Santa de São João Del Rei 

São João del Rei mantém características únicas na Semana Santa. Toda a programação é especial e move (e comove) turistas de toda parte do mundo. A cidade se transforma e os mais de 20 mil turistas que passam por aqui, podem ver e sentir o significado de uma das mais belas Semana Santa do Brasil.

As peças, as músicas, os tapetes, as igrejas e as missas são mantenedoras de uma tradição secular. O Descendimento da Cruz, realizado nas escadarias da Igreja das Mercês, na Sexta-feira Santa, é deslumbrante. A Procissão do Enterro é traz uma grande reflexão,  sem falar que as festividades começam já no domingo de Ramos e há uma programação para a toda a semana, encerrando no domingo de Páscoa.

NOSSA VISÃO

O que é Diversidade:

Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade.

Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

Diversidade Cultural

A diversidade cultural são os múltiplos elementos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a religião, os costumes, a organização familiar, a política, entre outros, que reúnem as características próprias de um grupo humano em um determinado território.

Diversidade Biológica

A diversidade biológica ou biodiversidade é a grande variedade de organismos vivos que compreende a fauna, a flora e os micro-organismos da face da Terra. A Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal abrigam a maior biodiversidade do nosso planeta.

Diversidade Étnica

Diversidade étnica é a união de vários povos numa mesma sociedade. Etnia é um grupo de indivíduos que possuem afinidades de origem, história, idioma religião e cultura, independente do país em que se encontrem.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários povos que juntos formaram uma nova identidade cultural.