Anagrama

Anagrama é um substantivo que significa uma palavra ou frase que é construída através da alteração das letras de uma outra palavra ou frase.
Para criar um anagrama, podem ser trocadas duas ou mais letras.

8810635e-7fa4-4a32-980a-6d4f577cced7.jpg

Origem:...

Com origem no grego, o prefixo ana indica regressar ou repetir e gramma significa palavra.

Existem jogos de anagrama, onde o objetivo é formar o maior número de palavras utilizando as letras disponíveis. Também é possível encontrar geradores automáticos de anagramas, que criam palavras diferentes, alterando o posicionamento das letras. Um anagrama pode ser uma palavra com significado (presente no dicionário) ou não.

Para criar um anagrama, podem ser trocadas duas ou mais letras. Por exemplo: a palavra pedra pode ser transformada em perda, se trocarmos o "d" pelo "r". Com a mesma palavra "pedra", é posível formar a palavra "padre", trocando a letra "a" com a letra "e". Perda e padre são anagramas de pedra.

Outros exemplos de anagramas:

  • Alegria: alergia, regalia, galeria;

  • Cantiga: catinga;

  • Carro: corar;

No âmbito da matemática, os anagramas estão relacionados com a análise combinatória, e consistem na permutação das letras de uma palavra.

Para saber quantos anagramas é possível formar com uma palavra (sem letras repetidas), devemos fazer a permutação com o número de letras. No casa da palavra "comida", com seis letras, o resultado é 6! (6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1) = 720. Assim, é possível construir 720 anagramas com a palavra "comida".

Qual o por quê?

Escritor é uma pessoa que utiliza palavras escritas, com várias técnicas e uso de vários estilos, para comunicar ou passar ideias. ... O termo escritor costuma ser usado como sinônimo de autor, porém aquele tem um significado mais próximo ao da responsabilidade legal de escrever.

Afinal, autor é escritor ou vice-versa? Lá nos dicionários, um substantivo faz parte do outro. As duas palavras de origem latina formam a equação: o autor cria e o escritor escreve.

O Jornalista é informar. ... ainda é (e sempre será) importante apurar os fatos, checar a notícia, ouvir mais de um lado na história e assim produzir um jornalismo de qualidade, alinhado com a velocidade que a redação exige.

O roteirista é o profissional que cria ou adapta histórias para a realização de uma produção audiovisual de qualquer tipo: filmes, séries, novelas, peças de teatro, documentários, videoclipes, entre outras.

Dramaturgo é uma expressão que tem origem no grego "dramatourgós", que significa autor de peças de teatro. Os textos dramáticos escritos pelo dramaturgo são destinados à representação por atores, seja no teatro ou em teledramaturgia (novelas, filmes, minisséries etc.).

Romancista: é um novelista, escritor, ficcionista, contador de histórias, noveleiro e etc...

Essa formula maluca de escrever, sentir, viver e fazer os sonhos se tornarem realidade dentro da ficção... 

 

Nos faz malabaristas das palavras, verdadeiros anagramas da escrita passada, presente e futura!

8810635e-7fa4-4a32-980a-6d4f577cced7.jpg

Para obter o cálculo de um anagrama é necessário utilizar a propriedade fundamental da contagem. O anagrama é um jogo de palavras que utiliza a transposição ou rearranjo de letras de uma palavra ou frase, com o intuito de formar outras palavras com ou sem sentido.

Domingos de Souza